PUBLICIDADE

Quinta-Feira, 03 de Junho de 2021

Moradores de Buritis são atendidos com testes rápidos para a covid-19

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Para frear a transmissão do coronavírus, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou nesta sexta-feira (21), no município de Buritis, o drive-thru de testagem rápida para covid-19. Foram realizados 308 testes, destes 11 deram positivo.

O governador Marcos Rocha acompanhou a ação de cuidado com a saúde da população. Uma ato marcado pelo alívio dos que testavam negativo e pela assistência médica aos diagnosticados com a doença.

“Nós trouxemos para Buritis o drive-thru para testagem rápida dessa doença que tem assolado as nações, pois sabemos que uma das principais formas de prevenir a proliferação do vírus é a testagem em massa. Desta forma, identificamos as pessoas acometidas pela doença e aconselhamos o isolamento, para que se tratem. Os que querem, podem levar os medicamentos para tratamento em casa”.

Com as mãos levantadas aos céus e os olhos cheio de lágrimas, o vendedor de algodão doce, Zelito da Silva, agradeceu pelo resultado negativo para covid-19. “É muito importante ter esse teste. Eu estava com medo de estar com essa doença. Se não cuidar, ela mata”.

A vendedora Denise Pereira, que testou negativo, elogiou a oportunização de testes de forma simples e fácil à população. “Estou planejando viajar e queria ter segurança que não estou com a doença”. O agricultor, Jacir Modena, 69 anos, também avaliou positivamente: ” É uma ação importante, estava gripado e agora sei que não é coronavírus. Um alívio”.

O empresário João Luiz de França também demostrou gratidão pelo resultado do teste, mas por motivo diferente. Ele testou positivo e o agradecimento é por ter conseguido descobrir isso de forma rápida, gratuita e com distribuição de medicamentos para tratar os sintomas. “Fiquei feliz com esse trabalho realizado pelo Estado”.

FLUXO DE ATENDIMENTO

A logística da aplicação dos testes na modalidade drive-thru foi montada na Praça Ferreti, com a organização em tendas, e o público foi atendido na seguinte sequência: aplicação do teste de detecção da covid-19, notificação do caso e resultado do exame com oferta de consultas médicas e kits de medicamentos para os que testaram positivo. O efetivo da Polícia Militar e Exército Brasileiro orientavam o percurso e davam apoio ao fluxo de atendimento.

O secretário da Sesau, Fernando Máximo, esteve ao lado do governador verificando o andamento da testagem. “É uma ação extremamente importante, pois quebra a cadeia de transmissão do vírus. Ele destacou ainda, que o método antígeno utlizado na testagem é um exame moderno com alto grau de identificação do vírus. Possui 93,3% de sensibilidade e 99,4% de especificidade. A coleta consiste em amostra de secreções nasais para detecção do coronavírus desde os primeiros dias de infecção. Ao todo, foram 500 testes rápidos colocados à disposição do público.

Fonte: Texto: Vanessa Moura Fotos: Ésio Mendes

Com muito ❤️ por go7.site
⚙️