PUBLICIDADE

Domingo, 28 de Fevereiro de 2021

O Dia na História – 5 de fevereiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

1960 – Três dias depois de ouvir os apelos dos governadores Manoel Fontenele de Castro (AC) e Paulo Nunes Leal (RO), o presidente Juscelino Kubistchek confirma, em entrevista à televisão, o que se comprometera naquele encontro: a construção da Brasília-Acre, a BR-29 (364).

COMEMORA-SE
Dia do Datiloscopista. Dia Nacional da Mamografia. Católicos lembram Santa Ágata, Beata Isabel Canori e Santa Adelaide.

FATOS
146 — Término da Terceira Guerra Púnica, culminando com a destruição de Cartago. 1599 — Invasões holandesas do Brasil: os holandeses são repelidos pela primeira vez, no Rio de Janeiro. 1788 — Descoberta da galáxia NGC 3877 por William Herschel.

1921 — O Congresso da União Soviética anuncia a separação entre a Igreja e o Estado. 1927 – Morre Joaquim Osório Duque-Estrada, autor da Letra do Hino Nacional Brasileiro. 1966 – Editado o 3º Ato Institucional estabelece eleições indiretas para governador e prefeitos nomeados nas capitais.

FOTO DO DIA
Eleição de1990 em Rondônia – O senador Olavo Pires e Valdir Raupp ficam em 1º e 2º lugar no turno, mas dias depois Olavo Pires é assassinado e o 3º colocado, Osvaldo Piana, convocado para a disputa. Lodo depois é divulgado pela imprensa denunciando uma espécie de contrato de loteamento de cargos em caso da eleição de Raupp. O documento, conforme publicações dos jornais à época, era assinado por Raupp, seu vice Leônidas Rachid, Olavo Pires Gomes Neto, Emerson Serpa Pires, Marco Emílio Gomes Pires (sobrinho, filho e irmão de Olavo), além dos membros da coordenação da campanha, o deputado federal Chagas Neto e o empresário João Bosco Almeida, com respectivas firmas reconhecidas em cartório. O grupo todo alegou serem falsas as citações. Ao final Piana venceu o returno e tornou-se, até agora, o único rondoniense nato a governar o Estado.

Fonte: Lúcio Albuquerque - [email protected]

Com muito ❤️ por go7.site
⚙️