PUBLICIDADE

Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2020

Começa amanhã em Porto Velho segunda fase de vacinação contra gripe

Indígenas, trabalhadores do transporte coletivo, caminhoneiros e profissionais de segurança são o público desta etapa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
A prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), inicia, na sexta-feira (17), a segunda fase da Campanha Nacional de Influenza, que previne contra a gripe H1N1, H2N3 e Influenza B. Por determinação do Ministério da Saúde, houve mudança no grupo prioritário para esta etapa, obrigando o município a alterar o planejamento e a data para início deste ciclo.

Os povos indígenas tiveram sua vacinação antecipada em razão da vulnerabilidade para adoecimento e complicações por gripe. Assim como os motoristas e cobradores de transporte coletivo (motoristas de táxi a aplicativo não estão incluídos). Profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, presidiários, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas e caminhoneiros também integram o público desta segunda fase, que vai até o dia 8 de maio.

Apesar do início da segunda etapa da campanha, a prefeitura de Porto Velho vai continuar imunizando os idosos com 60 anos ou mais até o dia 20 de abril. O prazo não será prorrogado em virtude do início da vacinação de doentes crônicos, o contato desses dois públicos deve ser evitado para preservação da saúde de todos.

Doentes Crônicos

Em Porto Velho, a vacinação para os doentes crônicos terá início no dia 22 de abril. Esta é uma medida da Semusa para evitar aglomerações e exposição desnecessárias de pessoas com a saúde fragilizada. A vacinação de professores, que estava prevista para este momento, foi prorrogada para a terceira fase (9 de maio), por causa da suspensão das aulas.

A diretora do departamento de Imunização, Elizeth Gomes, explica o Ministério da Saúde está enviando as doses da vacina por etapas e em pequenas quantidades, razão pela qual o cronograma de vacinação precisou ser alterado. “Mesmo assim, estamos vacinando todos os grupos conforme temos recebido os lotes. Pedimos que as pessoas não façam aglomerações nos postos de saúde”.

Em 20 dias de campanha, a prefeitura de Porto Velho superou a meta de vacinar 90% dos idosos contra a influenza. Até a última segunda-feira (13), mais de 23 mil idosos (96%) já tinham sido vacinados contra a gripe na Capital. Nessa primeira fase, também foram vacinados mais de 10 mil (75% da meta) trabalhadores da saúde.

Vacinação de Rotina

A vacinação de rotina para crianças também será retomada. A Semusa orienta as mães que obedeçam as normas de prevenção como o distanciamento entre pessoas e a utilização de máscaras e higienização das mãos.

Não imuniza contra o Coronavírus

A secretária titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Eliana Pasini, salienta que “a vacina contra a Influenza não protege contra o coronavírus, mas sim, auxilia os mais vulneráveis contra doenças respiratórias que podem impactar o sistema imunológico e favorecer o aparecimento de outras infecções”.

Fonte: Comdecom

Com muito ❤️ por go7.site
⚙️