No próximo dia 17 de fevereiro o calendário será registrado 30 dias do início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 no Brasil. E não há nenhum motivo para comemoração da marca, pelo contrário, pelo menos em Rondônia a vacinação segue a passos lentos quase parando.
Dados divulgados no sábado (14) pela Agevisa aponta que foram aplicadas apenas a primeira dose da vacina em 35.584 pessoas. Considerando que a população rondoniense é de 1 milhão e 700 mil habitantes aproximadamente, a vacinação atingue uma parcela muito pequena dos moradores até agora. Entre os grupos prioritários estão sendo imunizados apenas os profissionais de saúde da linha de frente de combate a Covid, idosos com mais de 85 anos e povos indígenas.
As primeiras doses da vacina contra a Covid chegaram em Rondônia no dia 17 de janeiro e de lá pra cá, observa-se uma lentidão no processo de vacinação e na distribuição do imunizante pelo Ministério da Saúde.
Diante desse cenário duvidoso, as únicas maneiras do indivíduo se peoteger do coronavírus é a auto é manter a higiene constante das mãos, utilizar máscara em todos os ambientes, evitar aglomerações e ficar em casa.