PUBLICIDADE

Sexta-Feira, 04 de Junho de 2021

A história narrada hoje – 3 de janeiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Lúcio Albuquerque – [email protected]

Em 1984 – Nomeada pelo presidente João Figueiredo, a economista e professora Janilene Melo assume, na condição de governadora substituta, o Governo do Estado de Rondônia, encerrando a primeira crise institucional do Estado entre os Poderes Executivo e Legislativo. Ela se torna, então, a primeira mulher, no país, a ser chefe de um Poder Executivo estadual.

COMEMORA-SE: Dia do Juiz de Menores. Dia do Hemofílico. Católicos lembram Santo Antero; São Cirino; São Florêncio; Santa Genoveva, São Teréfero, São José Tomasi.

FATOS: 106 a.C. — Nasce Cícero, político e orador romano. 1521 – Através da bula pontifícia Decet Romanum Pontificem, o Papa Leão X excomunga o então monge agostiniano Martinho Lutero.

1919 — Na Conferência da Paz de Paris, o emir Faiçal I do Iraque assina um acordo com o líder sionista Chaim Weizmann sobre o desenvolvimento de uma pátria judaica na Palestina.

1936 – Nasce um dos grandes nomes da crônica jornalística brasileira, Arthur de Távola. 1966 – Gravação do álbum Afro-sambas, do violonista Baden Powell e do compositor e cantor Vinicius de Moraes.

1967 – O presidente Castelo Branco assina a lei 5197, que proíbe a utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha de animais silvestres no país. 1976 — Entra em vigor o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.

2000 — Última edição diária das tiras de banda desenhada Peanuts. 2009 — O primeiro bloco de blockchain do sistema de pagamento descentralizado Bitcoin, foi estabelecido pelo criador do sistema, Satoshi Nakamoto. 2019 — Chang’e 4, da Administração Espacial Nacional da China (CNSA), se torna a primeira espaçonave a pousar no lado oculto da Lua.

FOTO DO DIA: Uma parte da história da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré em dois equipamentos usados naqueles trilhos. À frente a “kalamazoo”, usada por funcionários da ferrovia, sendo que o mais esperado no trecho era quando nele seguia o pagador, funcionário que levava o pagamento mensal. Atrás a “litorina”, onde viajavam autoridades, funcionários de direção da empresa e convidados, como o aposentado Graciliano Maia que foi passageiro da última viagem da litorina, na véspera do ato de extinção da EFMM. Os dois equipamentos estão em frente à loja da Autovema, em Porto Velho.

Com muito ❤️ por go7.site
⚙️