PUBLICIDADE

Quarta-Feira, 25 de Novembro de 2020

A história narrada hoje – 24 de agosto

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

1954 – A partir das 10 horas da manhã, pessoas que tinham aparelhos de rádio em casa, começaram a falar que o presidente Getúlio Vargas se suicidara. Mais tarde, por telegrama, a informação foi confirmada. As pessoas ainda lembravam que 14 anos antes, em 1940, Getúlio passara quase três dias em Porto Velho.

COMEMORA-SE: Dia Nacional da infância. Dia Nacional dos Artistas. Dia Nacional da Comunidade Ucraniana. Católicos lembram Santo Frei Galvão; São José Calazans; Santo Luis de França, Santo Genésio o Comediante, Santa Patrícia, Santa Mena, Santa Eba, Santo Gregório de Utrecht, Santa Ermínia, Santo Eusébio de Roma, Santo Genésio, Santo Pelegrino, São Aredio São Bartolomeu, Santa Joana Artida Thouret e Santa Emília de Vialar.

FATOS: 455 — O rei Genserico dos vândalos, desiste de destruir Roma, depois de um pedido do papa Leão I. 1349 — Seis mil judeus são mortos em Mainz depois de serem culpados pela peste bubônica.

1882 – Morre Luiz Gama, ex-escravo, sempre envolvido nos movimentos contra a escravidão, tornando-se um dos maiores líderes abolicionistas do Brasil.

1891- Thomas Edison patenteia a câmara de cinema. 1949 — Entra em vigor o tratado que cria a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). 1954 – Em meio a forte crise política, o presidente Getúlio Vargas suicidou-se, no quarto dele, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro.

1968- No Atol de Moruroa, na Polinésia Francesa, Oceano Pacífico, a França deflagra a sua primeira bomba de hidrogênio. 1981 – Mark David Chapman, o assassino do Beatle John Lennon, é condenado à prisão perpétua. 1992 – Inicia-se o processo de impeachment contra o presidente Fernando Collor.

1995 – Lançado o sistema operacional Microsoft Windows 95. 1998 — É testada no Reino Unido a primeira implantação humana de identificação por radiofrequência (RFID). 2008- Ocorre a cerimônia de encerramento dos jogos da 29º Olimpíada em Beijing (Pequim).

FOTO DO DIA: Há 14 anos suicidou-se o presidente Getúlio Vargas, que visitou Porto Velho em 1940 – na foto, em frente ao portão da 3ª Companhia de Fronteira, com o comandante da 3ª e membros da comitiva presidencial. Getúlio era chamado de “pai dos pobres” porque segundo o Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro/FGV, “Ao longo de sua primeira passagem pelo poder (1930-1945), mas principalmente durante o período do Estado Novo (1937-1945), Vargas implementou, pela 1ª vez na História do país, uma abrangente política de direitos sociais e trabalhistas, alguns destes antigas reivindicações das classes populares brasileiras. Na visita a Porto Velho Getúlio aceitou a sugestão de criar um Território Federal na região e cumpriu a palavra a 13 de setembro de 1943. (Foto do acervo Luiz Claro).

Fonte: Lúcio Albuquerque

Com muito ❤️ por go7.site
⚙️