PUBLICIDADE

Domingo, 28 de Fevereiro de 2021

A história narrada hoje – 22 de dezembro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Lúcio Albuquerque [email protected]

1981 – O presidente João Figueiredo promulga a Lei Complementar número 41. Ela extingue o Território Federal, cria o Estado de Rondônia, mas estabelece que em 1982 o governador não seria eleito, como nos outros estados. Dos dois deputados federais Isaac Newton (Arena) votou a favor e Jerônimo Santana (MDB) saiu de plenário.

COMEMORA-SE: Criação do Estado de Rondônia. Católicos lembram Santa Francisca Xavier Cabrini.

FATOS: 1216 — O Papa Honório III aprova a criação da Ordem Dominicana, através da bula Religiosam vitam. 1891 — O asteroide 323 Brucia se torna o primeiro asteroide descoberto usando a fotografia.

1894 — O Caso Dreyfus começa na França, quando Alfred Dreyfus é injustamente condenado por traição – Ler Emile Zola”. 1902 – Nasce o primeiro bispo do Território Federal de Rondônia, Dom João Batista Costa.

1910 – Nasce Ada Rogato, pioneira da aviação no Brasil, primeira mulher a obter licença como paraquedista. 1955 — Fundação do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Brasil). 1986 — É declarado oficial o 13.º salário para todos os trabalhadores brasileiros. 1988 — Chico Mendes, seringueiro e ativista ambiental. 2016 — Um estudo encontra a vacina VSV-EBOV contra o vírus Ebola entre 70-100% eficaz, tornando-a a primeira vacina comprovada contra a doença.

FOTO DO DIA: 19 de dezembro de 1981: Depois de apresentar três projetos visando a criação do Estado, o deputado federal Jerônimo Santana (MDB) saiu de plenário, quando o Congresso aprovou a criação do Estado de Rondônia, obedecendo orientação de seu partido. O outro deputado, Isaac Newton (Arena) votou favorável. Outro personagem importante foi o deputado Antonio Morimoto (Arena/SP), um dos relatores do projeto. Na foto, depois da votação, Isaac vibra e Jerônimo, que voltara ao plenário, está acabrunhado.

Com muito ❤️ por go7.site
⚙️