Três produtores rurais de Rolim de Moura vão participar do maior Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé). Os participantes são: Israel Ramos de Campos da linha 176, km 15, lado sul. Ivan Moveo, linha 160, km 15, lado sul e Fábio dos Santos, linha 188, km 03, lado sul. A premiação aos ganhadores gira em torno de 300 mil reais e os campeões serão conhecidos no mês de outubro.
Para este ano, o 5º Concafé traz grandes perspectivas. Com uma produção de 2.198.678 sacas no ano passado, a expectativa para este ano é de um aumento de aproximadamente 6,6%, chegando a 2.344.119 sacas, com uma produtividade de 36 sacas/hectare (Previsão da Conab/2020). De acordo com a prefeitura de Rolim de Moura, como forma de incentivo, o município de Rolim de Moura distribuiu aproximadamente 1 milhão de mudas de café para os produtores rurais da região.
Carreta de Prêmios
Nesta terça-feira (18), o município de Rolim de Moura (RO) recebeu a carreta de divulgação do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) contendo os prêmios do 5º Concafé. A carreta de prêmios percorreu as principais ruas da cidade com o intuito de divulgar e incentivar os cafeicultores a participar do concurso.
“Viemos apresentar o os prêmios aos nossos cafeicultores para estimulá-los a participar do concurso. A carreta de prêmios veio de Vilhena, passou pelos municípios que produzem café no estado de Rondônia, daqui seguiremos para Alto Alegre e Alta Floresta, Nova Brasilândia, São Miguel, até chegar a Porto Velho. Este evento é feito para valorizar o produtor de café do estado, explica o coordenador do 5º Concafé, Janderson Dalazen.
O concurso conta com duas categorias, qualidade de bebida do café e sustentabilidade da propriedade cafeeira. É uma realização do Governo do Estado de Rondônia, coordenado pela Seagri, Emater, Idaron e com apoio da Câmara Setorial do Café, Caferon, Embrapa, Mapa, Sebrae, Faperon e Senar.